É a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo prótese dentária é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.
TIPOS DE PRÓTESES:
Prótese dentária sobre implante:
Prótese total sob implante; Chamada de prótese Protocolo é uma peça protética com 12 a 14 dentes unidos para a reabilitação de toda a arcada dentária. Na parte superior é fixa sobre 6 a 8 implantes e na parte inferior é fixa sobre 4 a 5 implantes.
Responsável Técnico:
Dr. Marco Eduardo do Amarante CROSC 8591
Breve Currículo:
Cirurgião Dentista graduado pela Unisul.
Mestre em Prótese Dentária, Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária.