DTM & Dor Orofacial

Bruxismo, DTM e Dor Orofacial

Disfunções da Articulação Temporomandibular

As disfunções da articulação temporomandibular (DTM articulares) são condições que afetam a articulação responsável pela conexão entre a mandíbula e o crânio. Essas disfunções podem causar uma série de sintomas e problemas, incluindo:
Dor na mandíbula, dificuldade ou desconforto ao abrir ou fechar a boca, estalos ou ruídos na articulação, travamento da mandíbula, zumbido nos ouvidos e a sensação de pressão ou dor nos ouvidos.

É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e que um diagnóstico preciso deve ser feito por um profissional de saúde qualificado, como um dentista especialista em DTM e Dor orofacial.

O tratamento das disfunções da ATM pode envolver medidas conservadoras, como fisioterapia, manejo de autocuidado feito pelo paciente, uso de dispositivos orais, medicação para alívio da dor e, em alguns casos mais graves, cirurgia.

 

Dores nos Músculos da Mastigação

A dor nos músculos da mastigação pode ser um sintoma de DTM ( Disfunção temporomandibular) muscular. Os principais músculos envolvidos nessa região são o músculo temporal, o músculo masseter e os músculos pterigóideos.

Estas DTMs podem ser causadas por uma série de fatores como: tensão muscular, má postura e bruxismo.

Os sintomas mais comuns podem incluir: dores na face, dores ou cansaço ao mastigar ou falar, dores de cabeça, dificuldades para abrir ou fechar a boca, e até sintomas como dor de ouvido, sensação de ouvido “cheio” e zumbidos.

Se você está sofrendo com alguns desses sintomas, é importante consultar um profissional especialista. Estarei à sua disposição para avaliar sua condição, realizar um diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado a você.

 

Bruxismo

Bruxismo é um comportamento caracterizado pelo apertar, encostar, bater e/ou encostar os dentes.
Mas atenção: manter ou segurar a mandíbula na mesma posição também é bruxismo…nem sempre os dentes estarão encostados.

O bruxismo pode causar diversos problemas, como desgastes e/ou quebra dos dentes e restaurações, sensibilidade dentária, mobilidade dentária, hipertrofia muscular, dores de cabeça, cansaço e dores na face e na mandíbula.

O bruxismo é controlado pelo Sistema Nervoso Central , mas pode ser influenciado também por condições ambientais ( estresse, ansiedade, foco, uso de certas medicações, obstrução das vias aéreas superiores, refluxo gastro esofágico) ou genéticas.

O tratamento e controle do bruxismo é multidisciplinar, ou seja, vários profissionais da área da saúde irão atuar.

Nele, podemos citar: mindfullness, fisioterapia, nutrição, modificações no estilo de vida, sono, uso de placa oclusal para proteção dos dentes, entre outros.

 

Dor Orofacial

A dor orofacial refere-se à dor que ocorre na região da face, boca e pescoço. Essa dor pode afetar diferentes estruturas, como terminações nervosas, músculos, articulações temporomandibulares, dentes e tecidos moles da cavidade oral.

As causas da dor orofacial podem ser variadas e incluem condições como bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM), dores de dente, infecções na boca, problemas periodontais, lesões orais, neuropatias, sinusite, entre outras.

Os sintomas associados à dor orofacial podem incluir dor ou desconforto na mandíbula, dor de cabeça, dor no ouvido, dificuldade em abrir ou fechar a boca, estalos na articulação temporomandibular, dores nos músculos faciais, sensibilidade dental, entre outros.